sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Devo me "desesperar"?

Significado de Desesperar
v.t. Fazer perder a esperança a; desanimar, desalentar. / Causar desespero a; irritar, afligir; 
V.pr. Perder a esperança; enraivecer-se, encolerizar-se.

Os significados acima foram extraídos do conceituado Dicionário Aurélio em sua versão online.

Indo direto ao assunto
O que me motivou a escrever sobre essa palavra é o fato de ultimamente ela aparecer freqüentemente em nossas canções tentando ser uma expressão de Adoração a Deus. Confesso que sempre me incomodei com ela mas nunca tinha parado pra buscar algo nela que me desse algum indício de algo bom. Mas o que vejo, na realidade, é que quando um músico resolve usá-la, vários foram atrás e usaram também. 


Como expliquei logo no início, Desespero nunca é uma palavra ou um sentimento bom, que agrade a Deus. Algo que tenha como significado  "Fazer perder a esperança a; desanimar, desalentar" não pode estar certo. Somos chamados e não só termos Esperança, a verdadeira Esperança, como também transmitir essa Esperança ao Mundo.






Preocupo-me na verdade não apenas com essa palavra especificamente, mas com determinados termos que, após serem usados por determinados cantores, são imediatamente absorvidos em diversas músicas. Vemos isso também com a palavra "noiva", "apaixonado", "arrebatado", e , recentemente, 2 músicas recentes com o termo "ziguezagueando". Nada contra as palavras citadas, apenas tentando evitar que façamos isso ou aquilo por modismos, mas por consciência do que estamos pronunciando.
Às vezes achamos que algo vem de Deus, mas como diz Paulo, em tudo devemos examinar nas Escrituras. Lembre-se das Palavras de Jesus em Mateus 12.17-21: 





Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito pelo do profeta Isaías:
"Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.
Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.
Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.
Em seu nome as nações porão sua esperança".

Graça e Paz! 

"Um homem desesperado deve receber a compaixão de seus amigos, muito embora ele tenha abandonado o temor do Todo-poderoso." Jó 6:14

Um comentário:

AnaKrol disse...

É a primeira vez que leio seu blog, amigo, e acho muito pertinente o que vc escreveu aí! Felizmente, nosso Deus é misericordioso e conhece nosso coracão! E envia o seu Espírito para dar entendimento aos que O buscam!
Deus te abencoe!

Todos dizem "EU TE AMO" mas poucos sabem o que é AMAR

Tem muita gente que fala "eu te amo" mas não sabe o que está dizendo. Amar não é se acostumar com a companhia do outro nem a...